Início | Notícias | Fotos | Brunhoso | Tradições | Artesanato | L. de visitas | Fórum Blog | Ligações  

Dantes era assim...
Brunhoso em 1908
Origem do nome Brunhoso
Localização
Fauna
Flora
Fotografia por satélite
Quadras sobre Brunhoso

Poema "Meu Rio Sabor"
Fotografias do Sabor

 

Sondagem
É a favor da barragem no Sabor?
Sim
Não
Depende
Não me interessa


Dossier "Barragem do Baixo Sabor"

A questão da construção da barragem do baixo Sabor divide a opinião das pessoas. As questões ambientais são confrontadas com o potencial desenvolvimento económico. Será que vantagens que se obterão com a construção da barragem são suficientes para justificar a destruição de um ecossistema que tem alimentado uma rica fauna e flora e permitido a exploração do homem de forma sustentada?
Nos textos seguintes cruzam-se opiniões muito diversas, de ecologistas, de políticos (e de politiqueiros), de desinteressados e de interesseiros, de sim e de não. Nada como ouvir (ou ler) para cada um construir a sua própria opinião, valorizando uns aspectos e descartando outros.

Por um rio Sabor sem barragens
O rio Sabor é considerado o último rio selvagem de Portugal devido à ausência de barragens ao longo dos mais de 120 km do seu percurso através de Trás-os-Montes, ao isolamento do seu vale e à grande diversidade de habitats naturais e espécies que aí ocorrem. Contudo, paira sobre este santuário natural o peso da possível decisão de construção de uma grande barragem no seu troço inferior, que submergirá cerca de 50% da extensão nacional do rio.

Baixo Sabor, Eurodeputados defendem barragem 2006-02-16

Plataforma Sabor Livre
 O projecto Sabor Transmontano tem como principal objectivo alertar para os perigos que pairam sobre o rio Sabor e as comunidades rurais de Trás-os-Montes, apostando para o efeito na realização de uma exposição fotográfica itinerante e na edição de um livro.

Avaliação comparada dos aproveitamentos hidroeléctricos do baixo sabor e do alto côa parecer sobre o estudo de impacte ambiental e análise de implicações ambientais
Conclusões (Documento PDF)
Relatório completo (Documento PDF)
Parecer Quercus e FAPAS (Documento PDF)
Parecer GEOTA (Documento PDF)
Parecer LPN (Documento PDF)

Avaliação Conclui Que Barragem no Sabor É Melhor do Que no Côa

Vistas na Paisagem - Por um Rio Sabor livre de Barragens
Apesar de todos os pareceres negativos do ICN e dos especialistas, este projecto continua em cima da mesa do governo em Lisboa.

Barragem do Baixo Sabor, O embuste do “rio selvagem” (A Voz do Nordeste)

Por um Rio Sabor Sem Barragens (Quercus)
Quem já percorreu as margens do rio Sabor e levou consigo a sensibilidade que nos devia caracterizar a todos como cidadãos, não fica indiferente à ameaça que paira sobre este extraordinário espaço natural.

Governo não quis construir barragem do Baixo Sabor
Não houve vontade por parte do Governo português em avançar com a barragem do Sabor. A crítica é do autarca socialista de Torre de Moncorvo.

16-06-2004 - Lusa, PUBLICO.PT
Autarcas prevêem grande desenvolvimento da zona
Barragem do Baixo Sabor: Ecologistas pedem intervenção da Comissão Europeia

Porquê defender a construção da Barragem do Baixo Sabor? - Câmara Municipal de Moncorvo (Documento PDF).

Baixo Sabor, Bruxelas contra barragem  2005-11-10

Barragem do Baixo Sabor, Autarcas unem-se em defesa da barragem Diário de Trás-os-Montes.

Nova queixa dos ambientalistas à UE
As organizações ambientalistas que constituem a Plataforma Sabor Livre apresentam hoje uma queixa contra o estado português na União Europeia por possível violação das regras da concorrência na construção da barragem do Baixo Sabor.

 

 

Xo_oX

18-03-2006